Conheça a CPA – Conhecer para melhorar

A CPA – Comissão Própria de Avaliação foi criada para tratar de todo o processo de Avaliação Institucional da Faculdade, contando com o regulamento próprio e participação de demais órgãos colegiados.

 

CPA – Comissão Própria de Avaliação

Desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes -, criado pelo Ministério da Educação determina que todas as Instituições de Ensino Superior do País, constituam uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável por gerir dados sobre as práticas avaliativas nas IES. Como objetivo geral a CPA procura ressaltar os pontos fortes e sanar os pontos fracos, as oportunidades, as ameaças e os desafios da Faculdade procurando especificamente melhoria da qualidade da Educação Superior.

 

Seus objetivos específicos são:
• aumentar permanentemente a sua eficácia institucional, efetividade acadêmica e social;
• aprofundar os compromissos e responsabilidades sociais da instituição, por meio da valorização de sua missão, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia universitária.
• incentivar a participação acadêmica no processo democrático. As Auto avaliações são realizadas pela Comissão Própria de Avaliação – CPA -, de acordo com os comentários e as críticas dos envolvidos no processo avaliativo. Como medidas adotadas, podemos citar:
• Revisão frequente dos instrumentos avaliativos com adaptações, inclusões ou exclusões de questões;
• Revisão dos indicadores adotados pela CPA;
• Adequação do sistema de tratamento dos dados coletados para maior confiabilidade e significância dos resultados;
• Adoção de novas formas de sensibilização para abranger um universo maior de aceitação do processo avaliativo;
• Modificação na forma de comunicar os resultados da avaliação para melhor compreensão dos mesmos;
• Priorização de indicadores;
Concluindo, as autoavaliações atuam como elementos de auto-reflexão sobre as diferentes etapas que compõem o processo de avaliação institucional, monitorando o desenvolvimento, a evolução e os efeitos do programa na vida da comunidade acadêmica.

 

Faça o download dos arquivos abaixo.

Ato nº 02/2016 - Membros CPA Regulamento da CPA Estrutura Organizacioonal

 

Relatórios

Relatório 2013/2014