Histórico da FUPAC

A Fundação Presidente Antonio Carlos, entidade filantrópica que dirige as faculdades do círculo Presidente Antônio Carlos, surgiu em 1963 graças ao projeto de lei apresentado pelo professor e deputado Bonifácio Andrada, que propunha a criação da Fundação Universitária da Mantiqueira, em Barbacena, Minas Gerais. Esse foi o nascimento simples, porém importante da instituição FUPAC, que mais tarde se torna uma das maiores instituições universitárias do país.

 

Em 1966 foram instituídas as duas primeiras faculdades: Faculdade de Filosofia com cursos de Letras, Pedagogia e História; e a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas, com o curso de Ciências Contábeis.

 

Mais tarde, em 1968, surge o curso de Matemática e a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais com o curso de Direito. Em 1971, é criada a Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada, com o curso de Medicina. Em 1975, a FUPAC implementa a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, e cria a graduação em Administração de Empresas.
Depois de se fixar como uma instituição de renome em Barbacena, a FUPAC começa a se expandir e cria filiais nas cidades de Ubá, em 1970; e em Visconde do Rio Branco, em 1975; em Leopoldina, em 1991. Além dessas cidades, Ipatinga e Juiz de fora também receberam suas filiais na década de 90.

 

Com 31 anos de história, as faculdades da FUPAC, autorizada pelo Conselho Estadual de Educação, homologada pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e Portaria do MEC nº 366, de 12 de março de 1997, torna-se Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).

 

Hoje, com 54 anos de existência,sendo 19 anos como Universidade, a instituição está presente em 23 cidades de Minas Gerais. Oferece mais de 200 cursos nas áreas de Ensino Fundamental, Médio, graduação, pós-graduação lato sensu em diversas áreas e stricto sensu em Direito. Além disso, conta com mais de 30 mil universitários.

 

Fonte: www.unipac.br/Barbacena/inst/brevehis.php