FIES – Programa de Financiamento Estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

 

A Inscrição no FIES
A inscrição no FIES só pode ser feita pelo site
sisfiesportal.mec.gov.br.
Tire suas dúvidas sobre quem pode e quem não pode solicitar o FIES.

 

Como fazer a inscrição:
Antes de iniciar o seu processo de inscrição, leia a Portaria Normativa 10 de 30/04/10 do Ministério da Educação que regulamenta os procedimentos para inscrição e contratação do FIES. Informe-se também sobre como funciona o FIES e sobre taxa de juros, na página de Perguntas Frequentes do FIES.

 

Se necessário, você pode ligar para o Ministério da Educação para tirar suas dúvidas: 0800616161.

Para iniciar o processo de inscrição:
Acesse o site sisfiesportal.mec.gov.br e clique no botão “Inscreva-se no FIES” para cadastrar-se. Faça o cadastro para o primeiro acesso e o SISFIES enviará para o seu e-mail a senha e o link de acesso para que você possa efetuar sua inscrição.
Clique no link enviado pelo SISFIES via e-mail.
Digite o seu CPF e a senha informada pelo SISFIES para acessar a Ficha de Inscrição.
Preencha a Ficha de Inscrição em 7 passos.
Passo 1 – Informe os dados cadastrais solicitados.
Passo 2 – Informe os integrantes do seu grupo familiar.
Passo 3 – Informe o curso no qual está matriculado e o valor da semestralidade (os dois valores são iguais: sem desconto e com desconto). Você pode encontrar esta informação clicando aqui.
Informe o valor da semestralidade atual (este é o valor líquido que consta no seu comprovante de matrícula, no semestre em curso).
Passo 4 – Simule o financiamento.
Passo 5 – Escolha o banco e agência para contratação do FIES.
Passo 6 – Escolha a modalidade da fiança e indique o(s) fiador(es).
Passo 7 – Confirme a inscrição e imprima o seu comprovante.
De posse do comprovante da inscrição, você deve providenciar a documentação exigida para a validação da inscrição perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da unidade universitária (Campos Vila Bretas).

 
Clique aqui para ver relação de documentos.
Você tem 10 dias, após a inscrição, para validá-la perante a CPSA com os documentos solicitados e receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). Com o DRI, você deve ir à agência bancária indicada na inscrição para formalizar o contrato do FIES. Uma cópia do contrato assinado deve ser entregue à CPSA.

 

Aditamento do Financiamento – Para quem já contratou o FIES
Semestralmente, a partir da contratação do FIES, é necessário que o aluno faça o ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO SEMESTRAL do seu financiamento. Para que isso aconteça:
A CPSA informa os dados da matrícula do aluno no SISFIES.
O aluno acessa o sisfiesportal.mec.gov.br e clica no botão “Aditamento de Contrato”, seguindo as orientações da página para a validação do Aditamento, que poderá ser “simplificado” ou “não simplificado”.
– No caso de “Aditamento simplificado”, após a validação, o aluno deverá dirigir-se à CPSA para retirar a sua via do DRM – Documento de Regularidade de Matricula e o processo de Aditamento está finalizado.
– No caso de “Aditamento não simplificado”, após a validação, o aluno deverá dirigir-se à CPSA para retirar a sua via do DRM – Documento de Regularidade de Matricula. Em seguida, deve dirigir-se à agência bancária com este documento para a finalização do Aditamento.

 

Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do FIES – CPSA
Se necessitar de atendimento, você deve procurar a CPSA no Campus Vila Bretas, somente no horário de 13:00 às 21:00, de segunda à sexta-feira.
Telefone: 3212-6743.

Para outros financiamentos

Informações:
Secretaria Acadêmica
(33) 3212.6700 / 3212.6722 / 3212.6723