fbpx

Colação de Grau Enfermagem

By 9 de novembro de 2021 Notícias No Comments

Aconteceu nessa sexta-feira (5) a solenidade Colação de grau para os alunos concluintes do curso de Enfermagem de 2021. Os formandos escolheram a professora Patrícia Carvalho Do Canto Gomes como Patronesse e o Professor Mestre Luís Patrício Neto como Paraninfo da turma e foi presidida pelo Diretor Geral Professor Mestre Rogério Primo. O Evento foi realizado na Unipac, no Auditório Professor Bonifácio Andrada.

O curso de Enfermagem realizou também a tradicional Cerimônia da Passagem da Lâmpada. O momento foi marcado pela leitura realizada pela Professora Zoraia Lira de Melo Paula, sobre o símbolo da Enfermagem sendo que “Atribui-se à lâmpada o significado de símbolo da Enfermagem Moderna (…) A passagem da lâmpada, “chama do cuidado”, símbolo da profissão de enfermeiro, é o compromisso firmado para que seja perpetuado, ao longo do curso e da vida profissional, de sempre mantê-la acessa”.

No início da cerimônia, recuperou-se a história da enfermeira que deu origem ao rito de passagem. “Na Guerra da Crimeia, Florence Nightingale, enfermeira da alta sociedade, com seu trabalho conseguiu reduzir o número de mortos entre os feridos em combate”. Todas as noites, a enfermeira percorria os dormitórios com uma lâmpada a óleo para ver os pacientes, por isso ficou conhecida como a “A Dama da Lâmpada”.

Assim, a atual dama da lâmpada Milena Benfica Mendes reafirmou “neste momento solene passo essa lâmpada, símbolo da enfermagem para que transmita aos que se sucederem a chama viva do ideal que representa” e recebeu o título de “Dama da lâmpada” a aluna Drielle Oliveira Lopes, que prometeu, diante da assembleia, manter viva essa chama e o ideal que ela representa.

 

 

Leave a Reply