
No dia 02 de junho, o Diretor-geral da Unipac de Governador Valadares, professor Rogério Vieira Primo, conduziu um momento de sensibilização e reflexão com os alunos dos cursos de Biomedicina e Psicologia, destacando a importância da participação estudantil no processo de auto avaliação institucional.
A atividade, intitulada “Desafios da CPA”, teve como foco a Comissão Própria de Avaliação (CPA) — um instrumento democrático, participativo e essencial para o aprimoramento contínuo da qualidade do ensino. Durante o encontro, o professor Rogério reforçou que a CPA é um espaço de escuta ativa e diálogo com os discentes, promovendo um ambiente de respeito à autonomia e à liberdade dos estudantes.
Um dos aspectos mais discutidos foi o processo avaliativo em que o docente é avaliado pelo discente, como parte da cultura institucional de melhoria. Ao avaliar o corpo docente e as práticas pedagógicas, os alunos contribuem diretamente para a construção de uma instituição mais alinhada às suas necessidades e expectativas.
Segundo o Diretor-geral, a participação dos estudantes é fundamental, pois “uma instituição não vive apenas sob a ótica da gestão, mas precisa também enxergar a realidade sob o olhar de quem ela atende. E só com a participação da comunidade acadêmica é possível identificar suas verdadeiras necessidades.”
A CPA tem como missão coletar, sistematizar e analisar informações sobre o funcionamento da instituição, buscando construir conhecimento sobre a própria realidade da Unipac e propor mudanças significativas. A partir dos dados obtidos, a comissão:
- Identifica problemas e propõe soluções;
- Melhora a qualidade das atividades pedagógicas;
- Estabelece estratégias para superar fragilidades;
- Analisa práticas administrativas e acadêmicas;
- Reconhece potencialidades da comunidade acadêmica.
Mais do que um instrumento de controle, a autoavaliação institucional é um processo de escuta, transformação e fortalecimento do projeto educativo. Iniciativas como essa demonstram o compromisso da UNIPAC-GV com a formação cidadã, o aperfeiçoamento contínuo do ensino e a valorização do protagonismo discente.