Empoderamento das Equipes e Nursing Now Brasil

By 19 de junho de 2020 Notícias No Comments

Assista na íntegra

 

Equipes compostas por vários profissionais da área da Saúde têm agido de forma conjunta no combate à pandemia de Covid-19. Entre os profissionais na linha de frente desse trabalho estão os enfermeiros, que têm desempenhado um papel fundamental na avaliação e detecção dos casos suspeitos, na prevenção, no combate à propagação da doença e no tratamento dos infectados pelo novo coronavírus.

 

Em um ambiente de “guerra” muitos desses profissionais são expostos a cenários e situações de exaustão física e psicológica, o que faz com que o debate acerca da valorização na atuação desses profissionais se torne cada vez mais latente.

 

A necessidade de segurança e de valorização da categoria, sobretudo, no atual cenário, foram as abordagens que nortearam a Live com o tema: “Empoderamento das Equipes e Nursing Now Brasil”, realizada no dia 15/06, com a presença de acadêmicos, docentes e inúmeros profissionais da área.

 

Para uma melhor abordagem dentro da temática, os presentes contaram com a participação especial, pela primeira vez no Leste de Minas, da Embaixadora da Federação Mundial em Cuidados Intensivos, Enfermeira Dra. Renata Pietro. Durante sua participação, Renata trouxe uma compreensão da magnitude do que é ser enfermeiro, nos vários cenários de saúde no Brasil e no mundo, refletindo não somente sobre seu protagonismo nas políticas públicas de saúde, mas também sobre sua atuação, como parte fundamental da equipe multiprofissional, no que tange à terapêutica assistencial longitudinal.

 

Ainda, à luz da discussão, a exposição da Dra. possibilitou o entendimento de que o profissional enfermeiro, além de ser detentor do conhecimento do cuidado, é aquele que gerencia e monitora as funções a ele vinculadas, nos diversos níveis de atenção à saúde e suas especificidades.

 

A participação dedicada do público foi ressaltada pela coordenadora do Curso de Enfermagem, Tatiane Bettoni. “A Live teve grande adesão, com envolvimento e mobilização de boa parte dos acadêmicos e seus docentes, além de importantes convidados, tais como: servidores da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, representante do Coren-MG, subseção de Governador Valadares, profissionais da Rede Municipal de Saúde de Governador Valadares e região macro leste, e egressos do Curso de Enfermagem, permanecendo na “sala” até o final das atividades”.

 

Considerado o ano da Enfermagem, 2020 trouxe consigo uma clareza da importância da atuação deste profissional na sociedade, como ressalta Tatiana. “É sabido que o ano de 2020 é considerado importante para a Enfermagem e oportuno para a valorização profissional. Despertar no aluno essa consciência foi de fundamental importância, entendendo que o amplo debate contribui à formação do perfil do egresso”.

 

Leave a Reply