
Publicado em 29 de maio de 2025.
No dia 28 de maio de 2025, os alunos do curso de Educação Física da UNIPAC de Governador Valadares participaram do projeto “Esporte em Movimento: Gestão e Marketing em Ação“, uma atividade coordenada pelo professor Pedro Avner Ferreira Quintino, com organização do professor Welesson Rodrigues e participação do palestrante convidado Alan Victor Morais Mariano, que também é egresso dessa IES.
A iniciativa teve como principal objetivo ampliar a visão dos estudantes sobre as possibilidades de atuação do profissional de Educação Física no mercado esportivo, abordando temáticas pouco exploradas no contexto tradicional da formação acadêmica, como gestão, empreendedorismo, planejamento e marketing voltados ao esporte.
Diante da crescente demanda por profissionais qualificados para atuar na gestão de projetos esportivos, o workshop abordou temas como gestão de pessoas, gestão financeira, metodologias ágeis, gestão do tempo e o desenvolvimento prático de projetos na área esportiva. Ao proporcionar esse conteúdo, o evento buscou não apenas ampliar os conhecimentos dos participantes, mas também incentivá-los a enxergar novas oportunidades no cenário esportivo regional e nacional.
Durante a programação, os alunos foram convidados a refletir sobre seu papel como agentes de mudança em uma área historicamente ocupada por profissionais de outras formações. A proposta também serviu como espaço de incentivo à criação de projetos que, futuramente, poderão ser desenvolvidos com apoio da própria universidade, promovendo o empreendedorismo acadêmico.
O evento contou com a presença de 40 estudantes e reforçou a importância de iniciativas que integrem teoria e prática, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais entre os futuros profissionais da Educação Física.
A UNIPAC-GV, ao promover eventos como este, reafirma seu compromisso com uma formação integral, atualizada e voltada para os desafios do mercado de trabalho, valorizando a inovação, a responsabilidade social e o protagonismo estudantil.