Tendo como meta uma maior compreensão da lógica de funcionamento da Rede de Saúde Mental, no município de Governador Valadares, e sua importância enquanto política pública, os acadêmicos do oitavo período de Enfermagem Unipac-GV, acompanhados pela professora Miriam Costa, realizaram no dia 12/04, uma visita técnica ao Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM).
Constituído por uma equipe multidisciplinar, entre eles psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais, o Centro trabalha em benefício das pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. No local, os pacientes (acima de 18 anos) têm acesso a tratamento com medicamentos, atendimento psicoterápico individual e em grupo, intensivo e semi-intensivo.
Como forma de promover a ressocialização, são realizadas atividades em caráter de oficinas terapêuticas, passeios, caminhadas e festas. A família também tem acompanhamento individual e em grupo. Todo tratamento depende do projeto terapêutico elaborado para cada paciente. Há aqueles que permanecem no espaço durante o dia, outros vão apenas para tomar medicação (semi-intensivos), e tem aqueles que aparecem esporadicamente apenas para consulta.

