fbpx

Unipac promove Projeto de Extensão “Sangue Bom” em parceria com a Fundação Hemominas

Data da publicação: 15/04/2025

Os cursos de Biomedicina e Enfermagem da Unipac de Governador Valadares promoveram o Projeto de Extensão “Sangue Bom”, com o objetivo de sensibilizar e instruir os acadêmicos sobre a importância da doação de sangue. A iniciativa buscou fomentar o engajamento dos estudantes como agentes multiplicadores desse ato de solidariedade essencial à saúde pública.

A abertura do projeto que aconteceu no dia 11 de abril, de 2025 contou com uma palestra ministrada pela senhora Ana Caroline de Andrade Torres, representante da Fundação Hemominas, que apresentou o papel da instituição na captação de sangue e sua atuação na assistência hospitalar em Minas Gerais.

Sob a coordenação da professora Mestra Carole Gusmão de Almeida (Biomedicina) e da professora Mestra Naysia Alves Filgueiras (Enfermagem), o projeto visou desenvolver nos estudantes o entendimento sobre os critérios de elegibilidade para doação, o processo envolvido e o impacto direto das transfusões sanguíneas na vida dos pacientes.

O Projeto Sangue bom deve abordar os seguintes temas: o funcionamento da Hemominas e sua importância para a saúde pública; as etapas do processo de doação de sangue, incluindo critérios e cuidados; a relevância da doação para o atendimento hospitalar; esclarecimento de mitos e verdades sobre o tema; e o papel de profissionais e estudantes da saúde na promoção da doação voluntária.

Entre os resultados esperados com a ação, destacam-se a ampliação do conhecimento dos discentes sobre a Hemominas e a prática da doação de sangue; o aumento do engajamento estudantil na causa; a formação de multiplicadores da conscientização, tanto dentro quanto fora da universidade; e o estímulo ao crescimento do número de doadores voluntários entre os membros da comunidade acadêmica.

Com iniciativas como essa, a Unipac reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e a formação cidadã de seus estudantes, contribuindo para uma sociedade mais solidária e consciente.

Leave a Reply