Mais do que valorizar a simples prática esportiva, os Jogos Paralímpicos trazem consigo o discurso da superação. Desenvolver uma reflexão sobre a temática dos Esportes Paralímpicos, foi o objetivo da palestra ministrada pela professora Dra. Beatriz Magalhães no dia 22 de maio aos alunos do 3º e 4º períodos do curso de Educação Física (Bacharel e Licenciatura), sob orientação dos professores Liege Dornelas e Welerson Soares.
No decorrer da atividade, foram abordadas diferentes temáticas, como a história dos esportes paralímpicos, a classificação funcional do atleta com deficiência, o campo de atuação do profissional de Educação Física no paradesporto, os megaeventos esportivos e a história da Associação Mineira do Paradesporto – AMparadesporto.
A professora convidada apresentou ainda, as modalidades de paradesporto trabalhadas na Associação Mineira do Paradesporto – AMparadesporto, Bocha, Futebol de 5, Futebol de 7, Voleibol Sentado e Tênis de Mesa, e explicou a importância do conhecimento sobre a prática esportiva para pessoas com deficiência para o desenvolvimento do paradesporto dentro e fora do ambiente escolar.
Ao final, os alunos presentes tiveram contato com material utilizado nos jogos Paralímpicos Rio 2016, e medalhas e troféus conquistados pela Associação Mineira do Paradesporto – AMparadesporto, como por exemplo, a prata da equipe de o futebol de 7 nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) em 2018, e o bronze conquistado nas Paralimpíadas Escolares de 2017 e no Campeonato Brasileiro de Futebol de 7 de 2018.
Beatriz Pereira é doutora em Ciências do Esporte pela UFMG e bacharel em Educação Física e Fisioterapia pela PUC Minas. Atualmente é professora do Departamento de Educação Física da UFJF-GV e Diretora Chefe do Departamento de Ciências e Saúde da Associação Mineira do Paradesporto – AMparadesporto. Em 2016 atuou como fisioterapeuta nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e nas edições das Paralimpíadas Escolares de 2016 e 2017.

