Universidade reconhecida pelo MEC

Na segunda quinzena do mês de maio de 2011, a Unipac de Governador Valadares (UNIPAC-GV) recebeu a nota 3 de avaliação in loco, numa escala de 0 a 5, na avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) feita pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Com este conceito, a Instituição confirmou, mais uma vez o seu compromisso com a comunidade. Todas as exigências e padrões de qualidades estabelecidos pelo MEC foram atendidos como estrutura, qualidade de ensino, corpo docente qualificado e alunos bem preparados para o mercado de trabalho.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.

A comissão analisou quesitos que possuem diferentes graus de im­portância. A cada questão é atribuída um conceito, que vai de 0 a 5. No término, é calculada uma média que gera a nota final. Passou pela triagem da comissão aspectos como a infraestrutura física; a titulação do corpo docente e coordenadores de cursos; a responsabilidade social da instituição, isto é, de que forma ela contribui para o desenvolvimento econômico e social, para a defesa do meio ambiente e a promoção da cultura; assim como a política para o Ensino na Graduação e na Pós-Graduação, para a Pesquisa e Extensão, incluídos os procedimentos para o estímulo à produção acadêmica, bolsas de pesquisa e de monitoria, entre outros.

Clique no selo e confira direto na página do MEC.

selo mec