Como tornar suas férias produtivas

By 7 de janeiro de 2021 Notícias No Comments

A tão esperadas (e sonhadas) férias chegaram, e agora, o que fazer nesse tempo livre? Com a rotina de trabalho ou da faculdade, acabamos deixando de lado aquelas atividades que tanto queríamos fazer e nos dedicamos mais aos afazeres que são prioritários. Porém, em algum momento, é necessário dar uma pausa nesse turbilhão de tarefas e atividades. As férias são um período excelente para isso!

 

Durante as férias, você pode repor as energias, realizar alguma tarefa que goste, praticar um exercício ou esporte, descansar ou colocar em dia aquela leitura que está a muito tempo te esperando. O ideal é que você escolha algo que te distraia e faça com que esse momento de descanso seja mais prazeroso.

 

Quando você dedica esse tempo para cuidar de você e fazer diferentes atividades, você volta muito mais energizado e preparado para o início das aulas. Para isso, preparamos 10 dicas para você escolher o que fazer nas férias e aproveitar ao máximo esse tempo de descanso, confira abaixo…

Conhecer novos lugares

Conhecer novos ares, lugares e ambientes faz bem tanto para a saúde mental, quanto física. Além de descansar, você aumenta a sua bagagem cultural e pode aproveitar todas as oportunidades que o passeio te oferece.

 

Viajar é uma ótima opção para quem tem aquela graninha sobrando, mas é importante se programar e organizar o destino, acomodação e todos os detalhes da viagem para não ficar perdido.

 

Mas se não é possível viajar, conhecer algum lugar diferente onde mora, ir dar uma volta até a cidade vizinha, visitar clubes e praças públicas, podem ser boas escolhas para aproveitar o tempo livre. Essas novas experiências, também, te permitem adquirir novos hábitos e conhecer a diversidade que está ao seu redor.

 

Encontrar os amigos

Sabe aquele amigo que você não vê a muito tempo? Nesse período de férias é uma boa hora para você reencontrar os velhos amigos e colocar o papo em dia. Combinem de sair para tomar um suco, comer alguma coisa ou ir em algum local que gostem, a ideia é fazer que esse momento seja agradável e que vocês possam matar a saudade.

 

Porém, com a correria do dia a dia, o encontro pessoalmente pode ser um pouco mais difícil, mas não desanime, marcar uma videochamada entre amigos pode ser uma boa opção para driblar essa dificuldade. Existem vários aplicativos disponíveis para que você possa fazer esse encontro virtual, o Google Meet, Zoom ou o próprio WhatsApp, são alguns exemplos.

 

Esses reencontros auxiliam a manter os laços de amizades com essas pessoas que fazem parte da sua vida e que, na maioria das vezes, ajudam na tomada de decisões e em momentos difíceis. Então, aproveite!

 

Praticar um esporte

Escolher um esporte para praticar durante as férias é uma ótima pedida. Além de melhorar sua qualidade de vida, sua saúde mental também vai ficar muito melhor.

 

Você pode praticar esportes em grupo, como o vôlei ou futebol, além de ser uma ótima oportunidade para reunir os amigos e passar um tempo juntos. A caminhada, natação ou andar de bicicleta, são ótimas opções de esportes que podem ser praticados individualmente. Lembre-se de separar um horário para esse hábito e coloca-lo em prática.

 

Tente incluir essa pratica de esportes em sua rotina mesmo depois que suas férias acabarem, você vai ver como terá muito mais energia e o seu dia a dia será muito mais proveitoso. Existem diversos tipos de esporte, basta você analisar qual gosta mais e começar a praticar. Vamos?

 

Ser voluntário

Já pensou em ajudar em algum causa social sendo voluntário? Saiba que é possível!

 

No seu período de férias, você pode dedicar um pouco do seu tempo sendo voluntário em ONGs, creches, orfanatos ou asilos, além de poder realizar doações para essas instituições carentes. Essa vivência vai te trazer um grande aprendizado e pode ser utilizado, também, no seu currículo futuramente.

 

No Atados, plataforma online com vagas de voluntariado, você pode encontrar oportunidades para ser voluntário em diferentes causas, como em comunidades carentes, escolas e ONGs, e auxiliar nas tarefas diárias com suas habilidades e conhecimentos. Vale lembrar que a plataforma permite que você encontre vagas para trabalho voluntário presencialmente ou a distância, podendo auxiliar direto do conforto da sua casa. Conheça!

 

Colocar em dia as séries e filmes

 

Esse é o momento ideal para você assistir tudo aquilo que tiver vontade, isso mesmo! Aproveite esse tempo de descanso e maratone aquela série que você tanto gosta ou que acabou de ser lançada. Ir ao cinema para assistir ao filme que acabou de entrar em cartaz é uma ótima pedida também.

 

Para quem não curte muito sair de casa, pode assistir às séries preferidas pela Netflix, basta escolher a temática que mais te agrada, seja ela drama, romance, comédia, suspense ou culinária, e mergulhar de cabeça e se divertir.

 

Comer em um local novo

 

Conhecer diferentes restaurantes e lanchonetes da cidade onde mora, experimentar uma culinária exótica, provar diferentes pratos, são boas opções para fugir da rotina.

 

Vá até um local que ainda não foi e prove os diferentes sabores. Ou, se preferir, pode pedir a comida no conforto da sua casa pelos aplicativos de delivery como Ifood e Uber Eats. Novas experiências ao paladar vão te mostrar uma infinidade de sabores e você pode te surpreender.

 

Ler

 

A leitura é uma boa companhia durante esse tempo que você terá livre. Além do enriquecimento cultural, a leitura pode proporcionar diferentes sensações ao leitor e transformar esse período de férias muito mais relaxante.

 

Você pode escolher clássicos da literatura, algum lançamento ou livros de alguma área específica, o que vale é você escolher algo que goste e “viaje” nas histórias ou aprenda sobre novos assuntos.

 

Para te ajudar, separamos uma lista de sites que oferecem conteúdo e livros para baixar gratuitamente, não perca tempo e confira abaixo…

 

1 – Universia

2 – Open Library

3 – Brasiliana

4 – Blog Midia8

5 – Casa de José de Alencar

6 – Read Print

7 – Biblioteca Digital de Obras Raras

8 – Portal Domínio Público

9 – Amazon

10 – Biblioteca Nacional de Portugal

11 – Machado de Assis

12 – Biblioteca Mundial Digital

13 – Dear Reader

14 – eBooks Brasil

15 – Projeto Gutenberg

16 – Unesp Aberta

 

Aprender um novo idioma

Além de ser muito importante, aprender um novo idioma pode enriquecer seu currículo e abrir novas portas no mercado de trabalho. Portanto, estudar novas línguas, também, auxiliar que você conheça outras culturas e modos de viver das pessoas de outros países.

 

E sabe o que é melhor? Você pode aprender um novo idioma pelo celular por meio de aplicativos que oferecem conteúdo gratuito como o Duolingo e o Busuu, onde você pode conferir atividades e exercícios muito didáticos que facilitam seu aprendizado.

 

Aprenda algo novo

 

Quando se adquire um novo conhecimento, você mantém seu cérebro ativo e consegue desenvolver muito melhor suas ideias e planos. Procurar meios de aprender algo novo é uma boa nesse período em que estiver de férias.

 

Você pode aprender a cozinhar, mexer no Excel, montar slides no PowerPoint, artesanato, fotografia, tocar algum instrumento, costurar, um idioma, uma linguagem de programação, matemática financeira, organização pessoal… As opções são muitas, basta você escolher.

 

Algumas instituições como o Sebrae, Fiemg, Fundação Bradesco, Fundação Estudar, Ministério da Educação oferecem cursos gratuitos em diferentes áreas do conhecimento e que você pode, também, se capacitar profissionalmente.

 

Amplie o networking

Nesse período de férias, você pode retomar o contato com pessoas que você conheceu durante a faculdade, em alguma palestra, no trabalho ou em algum curso que realizou. O ideal é você sempre manter o relacionamento com esses contatos para trocar informações sobre o mercado de trabalho.

 

Essas conexões, além de serem muito importantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, podem trazer vários benefícios, conhecimentos e futuras oportunidades no mercado de trabalho.

 

Depois dessas dicas, você pode escolher o que fazer nessas férias e descansar bastante para voltar com gás total para continuar a jornada. Aproveite!

Leave a Reply