A construção da identidade étnico-racial na Educação Infantil é tema do XIV Seminário de Educação

By 9 de julho de 2019 Notícias No Comments

A questão racial no Brasil é tema de debates há décadas. Entre os ambientes em que ocorrem situações de discriminação racial está a escola e muitos educadores não estão preparados para apresentar propostas pedagógicas para se contrapor a essas ocorrências. A partir desse cenário que o curso de Pedagogia Unipac-GV realizou dos dias 10 a 12/06, o XIV Seminário de Educação com o tema: “A construção da identidade étnico-racial na Educação Infantil”.

Por 3 dias os participantes tiveram a oportunidade de refletir e debater sobre o racismo, discriminações, intolerância e os mais diversos preconceitos manifestados dentro e fora do ambiente educacional, por meio de palestras, workshops e apresentações culturais ministradas por alunos e profissionais convidados.

Na noite de abertura os presentes receberam a Mestranda em Educação (UFOP), Ludmila Costa, que falou sobre os desafios enfrentados no cotidiano educacional relacionado às relações étnico-raciais. Os alunos do curso de Pedagogia foram os protagonistas da segunda noite de seminário, foram eles os responsáveis por apresentar as obras estudadas no Projeto Interdisciplinar durante o semestre letivo, além de exibirem o projeto de Historiografia de Governador Valadares. No encerramento, os participantes puderam escolher entre os workshops temáticos para uma abordagem mais específica sobre assuntos relacionados ao tema geral.

Em uma definição breve, a educação das Relações Étnico-raciais é caracterizada como uma ação educacional de atendimento direto à demanda da população afrodescendente, por meio do reconhecimento e valorização de sua história, cultura, identidade no contexto educacional.

 

Leave a Reply