3 grupos, 1 Engenheiro Chefe, 3 supervisores e 1 objetivo: construir um castelo.
No início pode parecer confuso, mas esses foram os elementos que constituíram a atividade, no dia 25/11, realizada com os estudantes do curso de Pedagogia.
A aula inovadora contou com elementos da gamificação que se objetivaram em evidenciar os fatores que contribuem para a eficácia do trabalho em equipe, a visão de um processo ou tarefa e a cooperação.
Ao longo dos desafios propostos foi possível verificar quais as dificuldades/facilidades encontradas na realização da tarefa e enfatizar questões ligadas à comunicação, burocratização, competição e colaboração, fatores de eficácia de um trabalho em equipe.
Resumo da atividade
1º – Foi solicitado aos estudantes que escolhessem uma pessoa para ser o Engenheiro Chefe da obra;
2º – Um fictício almoxarifado da “Construtora União SA” foi organizado no canto da sala e foi controlado pelo gerente: o Engenheiro Chefe;
3º – A disposição das equipes na sala foi bem definida pelos próprios participantes em 3 locais separados, sendo que elas não puderam ver o trabalho uma das outras. A única pessoa que pôde ver o trabalho das equipes foi o Engenheiro Chefe.
4º – A tarefa do grupo foi a de construir um castelo. O Engenheiro Chefe foi o responsável pela entrega do castelo no tempo determinado;
5º – A sala foi dividida em 3 equipes, sendo que cada uma teve que construir uma parte do castelo, base, corpo e torres (a parte que cada construiu ficou a critério do Engenheiro Chefe);
6º – Cada equipe escolheu um supervisor e apenas ele poderia se comunicar com o Engenheiro Chefe da obra.
[ape-gallery 22850]