Ações do Outubro Rosa reforçam prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

By 11 de outubro de 2019 Notícias No Comments

Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado pela realização de ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Conhecida como Outubro Rosa, a campanha compartilha informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização da doença, proporcionando maior acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce.

 

O dia 04 de outubro foi o escolhido por estudantes e professores do curso de Enfermagem Unipac-GV para o início das ações de sensibilização relacionadas à campanha.

 

As primeiras atividades foram desenvolvidas já no começo da manhã, por acadêmicos do 8º período. Ao longo da atividade, supervisionada pela professora Josiane Lamin, os alunos participaram de uma blitz na Avenida JK com as Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF JKI e JKII), sob a condução das enfermeiras Jardely Teixeira e Laila Soares, e abordaram motoristas e pedestres sobre a importância e a representatividade do Outubro Rosa.

 

Ainda pela manhã, os estudantes participaram de outra ação de sensibilização da campanha, desta vez no Mercado Municipal de Governador Valadares. Com a parceria do Grupo Rosa, equipe que a sete anos desenvolve ações relativas à campanha, foram oferecidos vários serviços, como auriculoterapia, testagem rápida para sífilis, hepatite B e C e glicemia capilar.

 

Sob a supervisão e acompanhamento da professora Miriam Costa, os acadêmicos contribuíram prestando serviços de aferição da pressão arterial, orientações sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, entrega dos laços rosas, símbolo da campanha confeccionados pelos próprios alunos ao público presente, além de acolhimento no stand com abordagem sobre mitos e verdades, acerca do câncer de mama.

 

 

Leave a Reply