Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental: relatos de prática pedagógica

By 5 de outubro de 2020 Notícias No Comments

O ensino da Educação Física vai além da recreação e da cobrança pelo rendimento no esporte. Dos anos iniciais até os anos finais, cada novo ciclo de ensino traz consigo um desafio a ser enfrentado por profissionais que precisam pensar estratégias para que cada atividade acompanhe o momento de vida e a evolução pessoal do aluno.

 

Dentre os ciclos existentes, um que ganha destaque é o composto pela transição entre o ensino fundamental e médio. Por se tratar de uma fase de descobertas e intensas mudanças, cabe ao educador físico adotar atividades e posturas que não gerem conflito com a transformações internas e externas dos estudantes.

 

Para discutir quais as ações podem ser adotadas e evitadas por esse profissional, os alunos do 5º, 6º e 7º períodos do curso de Educação Física Licenciatura Unipac-GV, participaram da palestra “Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental: relatos de prática pedagógica”.

 

O evento realizado no dia 01/10, por meio da plataforma Google Meet, contou com a mediação da Profª Drª Liege Coutinho (Unipac-GV) e a participação da Profª Drª Silvana Nogueira (UFJF-GV).

 

No decorrer do encontro, os estudantes tiveram a oportunidade em discutir de que forma as mudanças, como a puberdade e a adolescência, implicam na motivação e participação dos alunos nas aulas de Educação Física.

 

A temática auxilia no desenvolvimento profissional dos acadêmicos participantes, uma vez que o relato de prática pedagógica ajuda os alunos a pensarem que nunca estão totalmente prontos, e que ao longo de toda a carreira profissional precisam se aprimorar e buscar novos conhecimentos considerando, inclusive as demandas que surgirem.

 

 

Leave a Reply