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Enade 2015

By 3 de abril de 2016 Sem categoria No Comments

Participe!
Esse conceito também é seu! O nosso 05 depende também de você!!!!!!

INFORMAÇÕES ENADE

O que é ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada a cada três anos, por curso, e que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.

Por que é importante fazer ENADE?

O ENADE é importante porque os estudantes podem fazer um balanço da formação adquirida ao longo do curso, tendo por base o que determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos. Este processo avaliativo tem sido aprimorado a cada ano, buscando avaliar se a formação oferecida aos estudantes pelo curso em relação aos conhecimentos adquiridos e ao desenvolvimento de competências e habilidades que qualificam profissionalmente o egresso. Além disso, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia para a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.
A nota do ENADE é gerada com base nos resultados da prova e nas informações do Questionário do Estudante e os resultados do Exame subsidiam o curso na elaboração de plano de ações com vistas à qualificação do ensino.

Quais cursos serão avaliados na UNIPAC GV?
– Administração.
Quem participa?

De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame estudantes do primeiro ano (período) e ultimo (Considerando concluintes e que tenha mais de 80% da carga horária do seu curso completo). È importante destacar que no histórico escolar do estudante fica registrada a situação de regularidade em relação a essa obrigação. O aluno que não comparecer devera ter a dispensa oficializada pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento)

O estudante inscrito deve comparecer à prova?

A participação do estudante selecionado no ENADE é condição indispensável para a emissão do histórico escolar, que terá como registro a data em que realizou o Exame.
O estudante inscrito que não realizar a prova não poderá colar grau nem solicitar o seu diploma, enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação.
Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei N. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE e não poderá colar grau nem receber o diploma de conclusão até que possa ser inscrito novamente para realizar o exame.

Instrumentos Avaliativos do ENADE

O questionário do estudante
http://portal.inep.gov.br
– 22/10 a 21/11
A prova (22/11);
Questionário do coordenador (23/11 a 06/12)
http://portal.inep.gov.br

Importante:

O concluinte que não responder ao questionário do estudante ficara em situação irregular junto ao ENADE. (
http://portal.inep.gov.br
)
A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.
O Questionário do Estudante 2015 deve ser preenchido pelo estudante, no período de 21 de outubro a 21 de novembro de 2015, no
Sistema
Enade
.
Caso o estudante não o preencha, fica em situação de irregularidade perante o Enade.
O tempo mínio de permanência no local de prova, de 1 (uma) hora, implementado em 2013.
Terá 10 (dez) questões de formação geral, sendo 2(duas) discursivas e 8(oito) de múltipla escolha, envolvendo situações – problema e estudos de casos.
No componente especifico da área de administração, serão 30 questões, sendo 3(três) discursivas e 27(vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações – problema e estudos de casos.
Terá 10 (dez) questões de formação geral comum a todos os cursos/áreas que participam do ENADE 2014, sendo 08 de múltipla escolha e 02 discursivas.
Peso das partes da prova: Formação Geral = 25% e Componente específico = 75%

Formalidades da Aplicação da Prova

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, às 13h00min (horário oficial de Brasília);
No dia 22 de novembro de 2015, localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia);
A prova terá início às 13 horas (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário;
O estudante somente poderá sair da sala após 1 hora do inicio da prova.
Utilizar caneta esferográfica transparente de tinta preta para marcar gabarito e escrever as respostas.

Os Resultados da Prova

Para conhecer sua nota no ENADE, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível em
http://portal.inep.gov.br
– Educação Superior – ENADE – Boletim de Desempenho;
O acesso ao resultado individual obtido no ENADE é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova, conforme legislação vigente;
O INEP divulgará a lista dos estudantes selecionados para participação no ENADE 2015 por meio da página da Internet
http://enade.inep.gov.br
– (restrita aos coordenadores de cursos);
A Nota ENADE do curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral e no Componente Específico;
O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área

Como se preparar antes das provas
DICAS PARA GARANTIR UM BOM DESEMPENHO

1.1. COMO SE PREPARAR ANTES DAS PROVAS ?
Leia jornais e revistas porque os temas sociais e atuais têm predominado nas principais avaliações do país nos últimos anos. A leitura também ajuda a aumentar o vocabulário.
Tire as dúvidas antecipadamente com o seu professor sobre as questões específicas. Dúvidas na hora da prova só aumentam a ansiedade, o que será prejudicial nesse momento.
Faça o Enade com consciência e valorize seu diploma. Você só vai ter essa chance.

1.2. NO DIA DO EXAME
Inicie sua prova pelas questões discursivas, em seguida responda as objetivas.
Leia atentamente as instruções gerais e as instruções específicas para cada questão;
Distribua seu tempo em função do tipo (discursiva e objetiva) e da dificuldade das questões (inicie a prova pelas mais fáceis e não se detenha longamente nas difíceis);
Procure controlar o tempo. Em algumas provas você tem menos de dois minutos para resolver cada questão! Não se assuste. Algumas questões você responderá normalmente em poucos segundos, sobrando tempo para as outras. Mas todo cuidado é pouco. Atenção para não gastar muito tempo em uma questão difícil, enquanto que o mesmo tempo poderia lhe garantir várias questões mais fáceis.
Procure responder a todas as questões, mesmo fazendo uso de conhecimentos parciais e/ou eliminando alternativas;
Assinale, para revisão posterior, as questões respondidas com certo grau de incerteza;
Há quem diga que reler a prova na hora de entregar as respostas gera muitas dúvidas e você poderá ser tentado a mudar algumas. Se achar MESMO que alguma resposta deva ser mudada, faça-o; entretanto se tiver dificuldade em se decidir por duas respostas não mude a que marcou da primeira vez.
Altere a resposta inicial apenas se uma nova leitura realmente indicar outra mais adequada.
Antes de passar as respostas para o gabarito, verifique se não se esqueceu de resolver ou pulou alguma questão.
Preste muita atenção na hora de transcrever as respostas da prova para o gabarito. Erro nesse momento é desastroso.

1.3. QUESTÕES OBJETIVAS
Inicie pelas questões mais fáceis, aquelas que você sabe a resposta diretamente, sem muita conta ou muito que pensar. Evite perder tempo com questões que você julgar difícil.
Deixe por último as questões objetivas que tenha dúvidas.
Elimine de início as alternativas que se mostrem estranhas ao assunto enfocado.
Busque as alternativas que apresentem maior coerência com o conteúdo cobrado.
Leia a raiz da questão e tente formular uma resposta antes de consultar as alternativas;
Analise todas as alternativas, mesmo tendo localizado a resposta que você acredita ser a correta;
Certifique-se de que as marcações na folha de respostas conferem com os números das questões;
Analise atentamente ilustrações. Em geral, figuras, tabelas, quadros, gráficos constituem parte importante da questão.

1.4. QUESTÕES DISCURSIVAS
Destine a essas questões um tempo maior, em relação às questões objetivas, pois terá melhor desempenho quem souber redigir e estruturar bem suas ideias. Para responder corretamente as questões discursivas, você deve:
Identificar claramente a situação ou problema proposto: O que é mesmo que a questão está solicitando? Qual o assunto ou conteúdo envolvido?
Atentar para o enunciado ou comando: compare, analise, justifique, cite, exemplifique, retire do texto, etc. Fazer o que o enunciado pede é fundamental, estrutura inadequada muitas vezes acaba zerando a questão;
Associar a situação identificada a um conjunto de princípios, leis e generalizações que explicam ou solucionam o problema;
Identificar aspectos relevantes e secundários. Este certamente é um dos pontos fundamentais – e um dos mais difíceis – para bem responder a questões discursivas. Como há limitação de tempo e, sobretudo, de espaço (a questão só pode ser respondida dentro do espaço próprio a ela destinado), o aluno deve decidir quais aspectos da questão devem ser explicitados, quais podem apenas ser referidos ou mencionados e quais podem ser omitidos. A capacidade de avaliação e de discernimento do aluno, nesse julgamento, é crucial para a atribuição dos pontos ou conceitos, por parte do examinador;
Estabelecer um esquema ou estratégia de abordagem da situação: decidir os passos e caminhos a serem percorridos;
Leia, inicialmente, todas as questões;
Anote as ideias principais e secundárias que vão ocorrendo durante a leitura;
Atente para as instruções dadas em cada enunciado. Ordens como “Analise”, “Exemplifique”, “Compare”, “Justifique”, Descreva”, por exemplo, determinam diferentes tipos de raciocínio;
Leia atentamente os textos, ilustrações e a raiz (o enunciado) da questão: tudo é importante;
Faça um esquema de resposta para cada questão, conforme a instrução recebida;
Inicie pelas questões mais simples;
Utilize terminologia técnica, sempre que necessário;
Seja consistente e sucinto em sua resposta: divagações não contribuem para a qualidade do conteúdo;

Releia suas respostas e acrescente detalhes, enriquecendo o conteúdo e corrigindo eventuais erros de linguagem.
Formular a resposta na linguagem verbal ou simbólica adequada à situação, atentando para o vocabulário e terminologia técnica apropriada, observando as seguintes especificações:
Faça períodos curtos, pois os longos podem tornar o texto confuso e criar problemas de coesão e coerência. Entretanto, cuidado! Períodos somente curtos costumam “truncar” o texto, ou seja, colocar ponto final toda hora sem fechar o raciocínio. Um bom período gira em torno de 2 a 3 linhas (isso não é regra, mas é o aconselhável).
Nunca iniciar a resposta com “verbos, sim, não, porque, pois, que”. É aconselhável buscar uma palavra chave da questão para iniciar a estrutura das respostas. Ex: Quais os agravantes da crise da água no cenário nacional. : Os principais agravantes desse problema são…
A clareza e a objetividade são itens muito importantes;
Evite a repetição e nada de gírias. Corrigir o rascunho antes de passar a limpo é uma boa medida.
Rasuras só no rascunho;
Responda as questões com tranquilidade, mas controle o seu tempo.

1.5. NO QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DO ENADE (QUESTIONÁRIO DO ALUNO)

Preencha cuidadosamente os elementos de informação (nome, idade, etc.);
Leia com atenção o que é solicitado;
Selecione criteriosamente a alternativa que corresponde ao que você pensa;
Procure informar o que sabe, mesmo que parcialmente, evitando a alternativa de resposta “Sem informação”.

1.6. NAS ATIVIDADES DE SIMULAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ENADE

Decida participar, não espere pelo apelo dos outros. Lembre-se, só você pode fazer o melhor para si mesmo;
Desenvolva as atividades propostas nas simulações com vontade de aperfeiçoar seus conhecimentos;
Esteja sempre disponível à aquisição de fatos e notícias importantes e novidades que possam te enriquecer a respeito dos temas de Formação Geral e Formação Específica que serão abordados na prova;
É importante valorizar as situações corriqueiras do ENADE e participar corretamente para adquirir os hábitos exigidos no dia da Prova.
Fazer anotações de pontos importantes nas apresentações dos temas de Formação Geral e/ou análises de questões, que facilitarão a recordação pela sua memória.

ATENÇÃO
• O local da prova será divulgado após você efetuar o preenchimento do estudante no portal
http://enade.inep.gov.br
. Somente estará liberado para realizar o exame (prova), após responder o questionário do estudante no endereço citado, caso não participe será categorizado como aluno irregular.
• Esclarecemos também que realização deste exame é obrigatório, sem ele você ficará impedido de colar grau e solicitar seu diploma.
• Consulte a Portaria Normativa Nº 03/2015 e saiba muito mais.

ATUALIZE-SE:
Jornal O Globo
O Estadão
Jornal do Brasil
Correio Brasiliense
A Tarde
O Dia
Gazeta
Diário de Pernambuco
Diário de Natal
O Valor
O Povo
Correio do Estado
Jornal da Cidade
Estado de Minas
Diário do Amapá
Diário Catarinense
Diário do Pará
Gazeta do Povo
Gazeta Web
BBC Brasil

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