fbpx

Enfermagem Unipac-GV e Grupo Hiperdia desenvolvem atividades de prevenção da hipertensão e diabetes

By 30 de setembro de 2019 Notícias No Comments

Hipertensão e diabetes são duas das doenças crônicas que mais preocupam os profissionais da saúde. Ambas são consideradas “silenciosas”, por não apresentarem sintomas agressivos até o momento em que colocam em risco a vida do portador.

 

Outra semelhança é que ambas as doenças se desenvolvem a partir de condições semelhantes, ligadas à falta de atividade física e à má alimentação, sendo comum encontrar casos assim.

 

Ao longo da manhã do dia 18 de setembro, os acadêmicos do 8º período de Enfermagem, acompanhados pela professora Miriam Costa e a enfermeira técnica, Josiane Lamin, participaram do grupo Hiperdia (Hipertensos e Diabéticos), organizado por colaboradores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro São Paulo.

 

Com a participação de 25 usuários do serviço, os estudantes desenvolveram diferentes atividades, com o cuidado de preservar a abordagem do grupo, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar e roda de conversa com orientações e dinâmicas sobre a temática.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros vive sob este risco por causa da pressão alta. No caso do diabetes, são 14 milhões de pessoas que precisam conviver com as limitações impostas pela doença.

 

Leave a Reply