Ensino remoto e Educação pós-pandemia

By 28 de setembro de 2020 Notícias No Comments

Com surgimento da pandemia, o ensino remoto se tornou a saída para que os alunos do ensino público e particular não fossem prejudicados a ponto de perder o ano letivo.

 

Enquanto se tornam frequentes as discussões sobre a reabertura gradual das escolas, o ensino remoto, especialmente no caso da educação infantil, continua desafiando famílias, professores e, claro, crianças que há meses se encontram privadas do convívio escolar.

 

Os desafios a serem enfrentados ao longo desse período de adaptação e a nova realidade na educação foram algumas das abordagens discutidas por alunos do curso de Pedagogia ao longo do evento “Ensino remoto e educação pós-pandemia”, realizado no dia 26/09, às 15h00, por meio da plataforma Google Meet.

 

Para uma discussão assertiva sobre o assunto, o momento contou com a participação da Profª. Drª. Maria Amélia. Além de docente do ensino superior, Maria é Coordenadora do Fórum de Educação Infantil da Região do Alto Jequitinhonha e Membra do Fórum Mineiro de Educação Infantil.

 

Ao longo do evento, o grupo formado por alunos, professores e convidados, discutiram inúmeras temáticas, dentre elas:

 

  1. Concepções sobre ensino remoto para crianças;
  2. Recomendações para os pais na gestão do tempo da criança em casa e aos professores no encaminhamento das atividades;
  3. Medidas que os gestores de políticas públicas e educadores devem adotar para o retorno às aulas;
  4. Dificuldade de acesso às tecnologias;
  5. Investimentos em tecnologias nas escolas públicas e;
  6. Formação docente para uso das tecnologias.

 

O evento serviu para que os participantes compreendessem a importância de se constituir um comitê de crise para planejar o retorno às atividades, e a importância da ciência para a formação e orientação necessária aos docentes.

 

Coordenadora e professora do curso de Pedagogia Unipac-GV, Sandra Perpetuo, ressaltou a importância e efetividade em desenvolver um pensamento crítico sobre temas atuais. “O evento foi um sucesso! Ficou muito claro a todos que, antes de mencionar uma data de retorno às aulas presenciais, é necessário instituir um comitê de crise intersetorial para planejar o retorno, com todas as medidas de segurança e estratégias metodológicas para fazer as intervenções necessárias.”

 

Leave a Reply