fbpx

Fórum Remoto de Enfermagem: uma abordagem sobre a detecção precoce do câncer infantojuvenil

By 1 de dezembro de 2020 Notícias No Comments

Estudantes do curso Enfermagem, em especial os que cursam as disciplinas de Enfermagem na Saúde da Criança, Enfermagem na Saúde do Adolescente e Genética Humana, participaram nesta quarta-feira (25/11), do Fórum Remoto de Enfermagem.

 

O tema abordado ao longo do evento, “Detecção Precoce do Câncer InfantoJuvenil: o que o futuro profissional da Enfermagem precisa saber”, agregou valor aos conteúdos estudados em sala de aula, a partir do relato de experiência, apresentado pela enfermeira Juliana Pepe Marinho, especialista na área de Oncopediatria e com dezesseis anos de atuação no mercado de trabalho.

 

No decorrer da programação, os presentes discutiram a importância da atuação do profissional de Enfermagem na detecção precoce do câncer infantojuvenil, e os processos de referência e contrarreferência no tratamento do câncer.

 

Além disso, os acompanhantes foram expostos a abordagem dos sinais e sintomas para detecção precoce, a responsabilidade do enfermeiro na consulta de Enfermagem e sua importância enquanto disseminador das informações para a comunidade, sobre este tema.

 

Organizadora do evento, a professora e coordenadora do curso de Enfermagem, Tatiane Bettoni, enalteceu a proposta do evento, bem como a excelência em sua execução. “Foi muito satisfatório trabalhar os componentes curriculares de maneira transversal e trazer uma profissional com a experiência da Juliana e com todo seu entusiasmo pelo trabalho desenvolvido, ao longo desses dezesseis anos de atuação. Ela compartilhou sua paixão pela Oncopediatria, mostrou as possibilidades de aperfeiçoamento no mercado de trabalho e sensibilizou os nossos futuros profissionais sobre a importância da detecção precoce do câncer infantojuvenil”.

 

A palestrante convidada, Juliana Marinho, por sua vez ressaltou a preparação e dedicação dos acadêmicos em se envolverem com a temática ao longo de toda a exposição. “Observei um interesse muito grande por parte de todos em relação ao tema escolhido e tenho certeza que essa oportunidade que a Unipac-GV me ofereceu, será uma oportunidade de ouro para otimizar o diagnóstico precoce de criança e adolescente com câncer de Governador Valadares e região”.

 

Leave a Reply