fbpx

II Semana Acadêmica de Enfermagem: Encontro de Vivências de Ciências da Saúde – Entrelaçando Saberes

By 25 de outubro de 2019 Notícias No Comments

Atento aos assuntos que giram em torno do exercício profissional da área no cotidiano, o curso de Enfermagem Unipac-GV promoveu, de 22 a 24 de outubro, a 2ª Semana Acadêmica. Com o tema “Encontro de Vivências de Ciências da Saúde – Entrelaçando Saberes”, o evento marcou o encontro de professores e estudantes com especialistas em diferentes campos de atuação.

 

Responsável por dar início às atividades, a cerimônia de abertura, foi composta por homenagens e premiações. Professores, integrantes da direção e representantes de turma receberam a Medalha Ana Néri, enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil.

 

Os professores também foram homenageados em comemoração ao Dias dos Professores e receberam simbolicamente uma flor de lótus, imagem que representou essa II Semana Acadêmica, cujo significado remetia-se ao conhecimento e à sabedoria.

 

A noite também reservou um momento de conversa sobre aspectos clínicos, epidemiológicos e estratégias de prevenção do sarampo.

 

 

A discussão de temas emergentes deu sequência a programação na segunda noite. Um bate papo com o tema “Suicídio não é escolha – a informação como meio de prevenção e a atuação do Centro de Valorização da Vida em Governador Valadares” foi quem iniciou os trabalhos. Logo na sequência, uma abordagem sobre a atuação do Grupo Rosa em Valadares guiou um bate papo sobre a campanha Outubro Rosa.

A palestra sobre o Hemocentro e o atendimento em toda a sua área de atuação finalizou os trabalhos da noite que ainda reservou espaço para homenagem a enfermeira Marta Magda Martins que recebeu a medalha Ana Néri, pelos 40 anos de exercício profissional da Enfermagem, cujo testemunho de sua trajetória tocou a todos os presentes, sobretudo, aos acadêmicos que a aplaudiram de pé e vibraram com a premiação.

 

 

O terceiro e último dia de seminário dividiu os participantes em diferentes ambientes, para que de forma simultânea, tivesse a oportunidade de compartilhar conhecimentos em diferentes temáticas, como o efeito do estresse crônico do profissional da saúde, a liderança do enfermeiro em casos de parada cardiorrespiratória, mecanismos de reanimação neonatal e noções básicas de anatomia humana.

 

Após longos dias entre a organização e execução de todo o o cronograma a coordenadora do curso de Enfermagem, Tatiane Bettoni destaque o sucesso dos trabalhos, bem como a relevância da atividade para os participantes. “Promover uma Semana Acadêmica é promover a celebração do Curso, sua potencialidade e firmar uma agenda para refletirmos e discutirmos sobre temas importantes de relevância no cenário atual, sobretudo, no contexto da saúde. Também é uma oportunidade de trocar vivências e saberes com profissionais que estão no mercado de trabalho, agregando valor a todos os envolvidos. Ademais, os fóruns, palestras e workshops oferecidos colaboram na construção do perfil do egresso, tornando o currículo de nossos acadêmicos mais robusto para sua futura inserção no mercado de trabalho.”

 

Leave a Reply