ProUni – Programa Universidade para Todos

O ProUni – Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº. 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o ProUni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

O ProUni possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, o convênio de estágio MEC/CAIXA e o FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que possibilita ao bolsista parcial financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

O ProUni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2008, cerca de 430 mil estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.

Desde 2007, o ProUni – e sua articulação com o FIES – é uma das ações integrantes do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.

Assim, o Programa Universidade para Todos, somado à expansão das Universidades Federais e ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, ampliam significativamente o número de vagas na educação superior, contribuindo para o cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Educação, que prevê a oferta de educação superior até 2011 para, pelo menos, 30% dos jovens de 18 a 24 anos.

Como requerer o ProUni na UNIPAC/GV:
O aluno interessado deverá ter realizado o ENEM do ano em questão, acessar o site do PROUNI (endereço abaixo), fazer a inscrição e aguardar a seleção. Uma vez aprovado, o aluno deverá dirigir-se à Secretaria Acadêmica da UNIPAC-GV, munido de todos os documentos solicitados no próprio site do PROUNI.

Clique aqui para acessar o site do PROUNI.

Outras informações e esclarecimentos:
Secretaria Acadêmica
(33) 3212.6700 / 3212.6722 / 3212.6723

 

 

FIES – Programa de Financiamento Estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

A Inscrição no FIES
A inscrição no FIES só pode ser feita pelo site
sisfiesportal.mec.gov.br.
Tire suas dúvidas sobre quem pode e quem não pode solicitar o FIES.

Como fazer a inscrição:
Antes de iniciar o seu processo de inscrição, leia a Portaria Normativa 10 de 30/04/10 do Ministério da Educação que regulamenta os procedimentos para inscrição e contratação do FIES. Informe-se também sobre como funciona o FIES e sobre taxa de juros, na página de Perguntas Frequentes do FIES.

Se necessário, você pode ligar para o Ministério da Educação para tirar suas dúvidas: 0800616161.

Para iniciar o processo de inscrição:
Acesse o site sisfiesportal.mec.gov.br e clique no botão “Inscreva-se no FIES” para cadastrar-se. Faça o cadastro para o primeiro acesso e o SISFIES enviará para o seu e-mail a senha e o link de acesso para que você possa efetuar sua inscrição.
Clique no link enviado pelo SISFIES via e-mail.
Digite o seu CPF e a senha informada pelo SISFIES para acessar a Ficha de Inscrição.
Preencha a Ficha de Inscrição em 7 passos.
Passo 1 – Informe os dados cadastrais solicitados.
Passo 2 – Informe os integrantes do seu grupo familiar.
Passo 3 – Informe o curso no qual está matriculado e o valor da semestralidade (os dois valores são iguais: sem desconto e com desconto). Você pode encontrar esta informação clicando aqui.
Informe o valor da semestralidade atual (este é o valor líquido que consta no seu comprovante de matrícula, no semestre em curso).
Passo 4 – Simule o financiamento.
Passo 5 – Escolha o banco e agência para contratação do FIES.
Passo 6 – Escolha a modalidade da fiança e indique o(s) fiador(es).
Passo 7 – Confirme a inscrição e imprima o seu comprovante.
De posse do comprovante da inscrição, você deve providenciar a documentação exigida para a validação da inscrição perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da unidade universitária (Campos Vila Bretas).
Clique aqui para ver relação de documentos.
Você tem 10 dias, após a inscrição, para validá-la perante a CPSA com os documentos solicitados e receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). Com o DRI, você deve ir à agência bancária indicada na inscrição para formalizar o contrato do FIES. Uma cópia do contrato assinado deve ser entregue à CPSA.

Aditamento do Financiamento – Para quem já contratou o FIES
Semestralmente, a partir da contratação do FIES, é necessário que o aluno faça o ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO SEMESTRAL do seu financiamento. Para que isso aconteça:
A CPSA informa os dados da matrícula do aluno no SISFIES.
O aluno acessa o sisfiesportal.mec.gov.br e clica no botão “Aditamento de Contrato”, seguindo as orientações da página para a validação do Aditamento, que poderá ser “simplificado” ou “não simplificado”.
– No caso de “Aditamento simplificado”, após a validação, o aluno deverá dirigir-se à CPSA para retirar a sua via do DRM – Documento de Regularidade de Matricula e o processo de Aditamento está finalizado.
– No caso de “Aditamento não simplificado”, após a validação, o aluno deverá dirigir-se à CPSA para retirar a sua via do DRM – Documento de Regularidade de Matricula. Em seguida, deve dirigir-se à agência bancária com este documento para a finalização do Aditamento.

Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do FIES – CPSA
Se necessitar de atendimento, você deve procurar a CPSA no Campus Vila Bretas, somente no horário de 13:00 às 21:00, de segunda à sexta-feira.
Telefone: 3212-6743.

 

 

Para outros financiamentos

Informações:
Secretaria Acadêmica
(33) 3212.6700 / 3212.6722 / 3212.6723