XV Seminário de Educação: Efeitos da Leitura de Mundo no Equilíbrio Socioemocional

By 18 de novembro de 2019 Notícias No Comments

É possível ler o mundo?

 

Pode soar estranho, mas a leitura de mundo é um conceito fundamental no que se refere ao processo de alfabetização.

 

Termo citado pelo educador Paulo Freire, a ideia consiste na capacidade de interpretação dos signos, coisas, objetos e sinais que precedem a decodificação técnica, sendo assim é possível afirmar que a forma como interpretamos a realidade tem ligação direta na compreensão daquilo que lemos.

 

Os Efeitos da Leitura de Mundo no Equilíbrio Socioemocional foi o assunto que tematizou o XV Seminário de Educação do Curso de Pedagogia. Ao longo de 3 dias, 11 a 13/11, o público composto por alunos, professores e profissionais da educação participaram de palestras, apresentações e workshops que trataram de discutir o tema em diferentes abordagens.

 

Após a cerimônia de abertura composta pela fala do Diretor Geral, professor Rogério Primo e a reprodução do hino nacional, no primeiro dia de programação os presentes foram envolvidos em uma discussão sobre o Equilíbrio Emocional através da leitura de mundo, ministrado pelos educadores, Marli Andrade (Psicanalista, Psicopedagoga e Doutoranda em Psicologia Socia) e Paulo Henrique (Administrador com ênfase em Marketing e Gestão de Projetos).

 

 

As apresentações das obras estudadas no Projeto Interdisciplinar deram prosseguimento na segunda noite de seminário. Graduandos de todos os períodos foram envolvidos na mostra das ações estudadas em disciplinas específicas ao longo do semestre. A noite também reservou um momento de homenagens aos professores e alunos organizada por estudantes do 7º período.

 

 

Depois das discussões teóricas, o terceiro e último dia de programação possibilitou, por meio de workshops, a prática dentro de cada temática. Divididos em 3 ambientes os participantes escolheram entre os temas: Ateliê de Contação de Histórias (Felipe Macrina), Brinquedos e Brincadeiras por Cândido Portinari (Professor Luiz Carlos) e O uso da Ferramenta Google nos espaços Escolares (Professora Ana Paula).

 

 

Organizadora do evento, a coordenadora do curso de Pedagogia, Sandra Perpetuo, comemorou o sucesso de mais uma edição do seminário. “A temática central adotada nesta edição amplia a discussão das 6ª a 10ª competências citadas na BNCC e que devem ser desenvolvidas nas duas primeiras etapas da Educação Básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Sem dúvidas o seminário possibilitou aos participantes a compreensão da complexidade que envolve o ensino da leitura e como as emoções estão fortemente ligadas a esse processo.”

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